No ano de 1911, quando a cidade de Buquira ainda era composta por colheitas de café, um homem decidiu se tornar fazendeiro e criar os filhos em meio à natureza. Foi nesta ocasião que José Bento Monteiro Lobato se mudou com a família para a Fazenda Buquira, propriedade herdada de seu avô, o Visconde de Sabugosa.
Na fazenda, Lobato iniciou sua brilhante carreira literária com o conto Urupês, onde retratou o Jeca Tatu para todo o Brasil em 1914. Entretanto, o cenário rural serviria para a inspiração de sua mais importante obra literária: o Sítio do Picapau Amarelo.
Com o objetivo inicial de entreter os filhos: Martha, Guilherme, Ruth e Edgard, ele criou personagens inesquecíveis como Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, entre outros que até hoje estão vivos no imaginário de um país inteiro.
Após vender a Fazenda Buquira no ano de 1917, Monteiro Lobato usa seus investimentos para fundar sua editora em São Paulo e lançar a obra do Sítio do Picapau Amarelo, marcando definitivamente a consolidação de uma obra literária para crianças com elementos totalmente brasileiros.