Monteiro Lobato

O “Cantinho São Vicente” está localizado em Monteiro Lobato, interior de São Paulo. A cidade oferece aos turistas suas belas paisagens com muito verde e tranquilidade. O município fundado por tropeiros e imigrantes italianos, possui hoje 50,80% de seu território formado por vegetações nativas pertencentes aos domínios da Mata Atlântica.

 

A cidade é reconhecida pelo legado cultural deixado pelo escritor José Bento Monteiro Lobato, que residiu no município no período de 1911 até 1917, quando se inspirou para a criação das histórias da boneca Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Jeca Tatu entre outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo. O encantamento criado pelo escritor permeia toda a cidade. É possível andar pela Rua do Visconde, estudar na Escola Narizinho Arrebitado e visitar a cachoeira do Reino das Águas Claras. 

 

O visitante que deseja desbravar Monteiro Lobato irá se deparar com boas práticas de turismo sustentável com destaque na preservação da natureza, no incentivo do artesanato e na gastronomia e tradições caipiras.

  

MONTEIRO LOBATO.jpg

A terra de um escritor

No ano de 1911, quando a cidade de Buquira ainda era composta por colheitas de café, um homem decidiu se tornar fazendeiro e criar os filhos em meio à natureza. Foi nesta ocasião que José Bento Monteiro Lobato se mudou com a família para a Fazenda Buquira, propriedade herdada de seu avô, o Visconde de Sabugosa. 

 

Na fazenda, Lobato iniciou sua brilhante carreira literária com o conto Urupês, onde retratou o Jeca Tatu para todo o Brasil em 1914. Entretanto, o cenário rural serviria para a inspiração de sua mais importante obra literária: o Sítio do Picapau Amarelo.  

 

Com o objetivo inicial de entreter os filhos: Martha, Guilherme, Ruth e Edgard, ele criou personagens inesquecíveis como Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, entre outros que até hoje estão vivos no imaginário de um país inteiro.

 

Após vender a Fazenda Buquira no ano de 1917, Monteiro Lobato usa seus investimentos para fundar sua editora em São Paulo e lançar a obra do Sítio do Picapau Amarelo, marcando definitivamente a consolidação de uma obra literária para crianças com elementos totalmente brasileiros.
 

  

LOBATÃO.jpg

Dona Benta, a mais famosa vovó do Brasil 

 

A vovó mais famosa e amada do Brasil nasceu na cidade de Monteiro Lobato, quando essas terras ainda eram chamadas de Buquira. Dona Benta, personagem da obra do Sítio do Picapau Amarelo, faz parte do imaginário popular de milhares de brasileiros e mostra que a velhice pode ser repleta de sabedoria, amor e vitalidade.

 

Dona Benta vive no Sítio do Picapau Amarelo, um dos cantinhos mais fantásticos da literatura infantil brasileira.

 

  

Dona Benta.jpg