O Estatuto do Idoso, como é conhecida a Lei 10.741/2003, tem como objetivo assegurar os direitos do idoso. Algo cada vez mais importante, já que a população idosa cresce mais a cada ano no país.
Entre os anos de 2021 e 2017, por exemplo, a população idosa do Brasil cresceu 18%. Ultrapassando 30 milhões, conforme dados do IBGE, em contraste aos 15 milhões que era o número dessa parcela da população quando foi promulgado o estatuto.
A Lei Federal está vigente desde o ano de 2004. Trata-se de um importante instrumento de cidadania e proteção às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que já contribuíram muito para com a sociedade.
O Estatuto da Pessoa Idosa garante o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, que não disponham de condições para viver com autonomia e independência em relação à moradia, alimentação, cuidados com a higiene e segurança.
Veja o Estatuto do Idoso na íntegra no link: